Bebê de um mês é a oitava vítima fatal da dengue em Joinville

  • Foto: Freepik -

Estado já registra 11 óbitos e decreta situação de emergência

Um bebê com pouco mais de um mês de vida tornou-se a oitava vítima fatal da dengue, conforme confirmado pela prefeitura nesta quinta-feira (29). A morte do menino, residente do bairro João Costa, ocorreu no dia 21 de fevereiro em um hospital da rede pública, destacando a gravidade da situação enfrentada pela cidade em relação à doença.

Com este último caso, Joinville agora contabiliza oito óbitos causados pela dengue, enquanto o estado de Santa Catarina soma 11 mortes decorrentes da mesma doença.

Segundo informações divulgadas pelo governo municipal, o bebê tinha apenas 1 mês e 29 dias de idade. Esta trágica perda ocorre em meio a um cenário alarmante, com o município já registrando 2.651 casos confirmados de dengue. Entre os bairros mais afetados estão o Aventureiro (379 casos), Saguaçu (349), Boa Vista (177), Iririú (164) e Costa e Silva (156).

Em âmbito estadual, o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), publicado em 26 de fevereiro, revela que Santa Catarina já contabiliza 45.335 notificações de dengue. Desse total, 25.254 foram considerados casos prováveis, representando um aumento alarmante de 554% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Diante da gravidade da situação, o Governo de Santa Catarina tomou medidas drásticas. No último dia 22, foi publicado o decreto 478, que institui situação de emergência em todo o estado. O decreto destaca quatro parâmetros para reconhecer a emergência: elevado número de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti, elevado número de casos, ocorrência de óbitos e potencial risco de extrapolação dos serviços públicos de saúde.

O decreto autoriza a Secretaria de Saúde do Estado e as prefeituras a instituir medidas complementares, visando combater a proliferação da doença. Durante uma coletiva de imprensa, a secretária de Saúde, Carmen Zanotto, afirmou que o decreto possibilita ao governo solicitar mais recursos ao governo federal, os quais serão investidos na contratação de pessoal e na compra de leitos adicionais.

A situação é tão grave que a secretária não descarta o uso de forças de segurança para acessar casas e locais abandonados, a fim de combater os focos do mosquito transmissor da dengue.

Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano Anterior

Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano

Governo de SC lança painel com dados da dengue Próximo

Governo de SC lança painel com dados da dengue

Deixe seu comentário